Quem sou eu

Minha foto
Advogado, Membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ, Jornalista, Consultor de Políticas Públicas e Gestor em Segurança, Cursou Psicologia Jurídica na UERJ, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino - Buenos Aires – ARG; Oficial da Reserva do Exército.

23 de agosto de 2005

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA É IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS FILHOS ?

“Acreditar na Família é Construir o Futuro”, a sociedade deve ter como objetivo realizar iniciativas em defesa e promoção da família, enquanto, em determinados setores da modernidade, ela é tão desprestigiada.

A família é uma instituição divina e vem sofrendo agressões contra a sua estabilidade e as razões de sua validade.

Devemos refletir sobre a qualidade dos nossos relacionamentos familiares, isto é, de que modo a vida familiar é vivida e influencia o bem estar e a realização integral dos seus membros.

Percebe-se que a instituição familiar é alvo dos maiores ataques na modernidade e que em muitas delas não se cultiva o bom relacionamento a tal ponto que seus membros, especialmente jovens, buscam fora do ambiente familiar aquilo que deveriam encontrar em seu meio, no sentido de alegria de viver, desejo de convivência partilhada que preenche a necessidade inata de segurança e busca de afeto, tão necessárias especialmente na fase da infância, adolescência e juventude.

Sabemos como tudo isso é importante e marcante na formação da personalidade e como sua ausência é causa de problemas futuros.

Há, também, um nexo profundo entre os problemas sociais e a família (evasão escolar, drogas, maternidade e paternidade precoces, agressividade, furtos, assaltos e toda espécie de falta de respeito diante da vida). A ausência de um sadio ambiente familiar gera tudo isso.

Devemos refletir sobre os fundamentos sólidos dessa instituição doméstica, especialmente sua unidade na comunhão indissolúvel dos vínculos de PARENTALIDADE, a estabilidade do amor cristão é a garantia de realização pessoal e segurança para todos.

Os pais são os primeiros e insubstituíveis formadores da personalidade de seus filhos, que passa necessariamente pela família. Se quisermos uma formação integral não podemos deixar de lado a influência da família na formação dos filhos.

A falta de apoio e incentivo dos pais para com seu filhos, atinge o cidadão por toda a sua vida. A convivência sadia com uma responsabilidade parental consciente deve ser incentivada para que se obtenha os resultados desejados no sentido de formação da comunidade e transformação da sociedade.